CulturaEconomiaSesimbraTurismo

Expressões típicas de Sesimbra viraram arte de rua

Pexito que se preza sabe que existem certas expressões bem típicas da bela Piscosa, como é o caso de “Atão soce!” (claramente a mais popular), “Ah, Oh, Arreia-me da Mão” ou “Andas à Zinga”. Estas e outras expressões, muitas delas ligadas ao mar, fazem parte dos copos de plástico usados nas festas locais para diminuírem a pegada carbónica que todos deixamos. Desta forma protegemos o ambiente e os maneirismos de uma forma de falar mais associada às gerações mais velhas.

Mas não é só em copos que a história e a memória da comunidade sesimbrense está representada. Quem andar a pé pela vila pode ver nas portas dos edifícios várias pinturas bem interessantes. São peixes, pescadores ou barcos que recordam a todos a forte ligação que esta localidade tem com o mar. Desta forma, Sesimbra apresenta uma nova cor e torna-se quase como um museu ao ar livre.

Estas pinturas nas portas de alguns dos edifícios mais antigos da localidade já tem um bom par de anos. Mas não é só de portas que se faz o roteiro de arte de rua em Sesimbra. As caixas de eletricidade, que estão espalhadas pela vila, também podem ser uma tela para se fazer arte. O artista João Kruz recuperou-as e usando algumas frases bem típicas de Sesimbra, que foram associadas a figuras carismáticas (como é o caso dos pescadores ou das peixeiras), que podem ser vistas em quase todas as ruas da localidade.

Desta forma, a arte fica associada a preservação da história e tradições locais. As pinturas nas caixas de eletricidade dão continuidade ao projeto Arte na Rua, que nasceu em 2014 e contou com a participação de vários artistas (locais e não só). O resultado deste trabalho faz parte do roteiro de arte de rua que pode ser visto em Sesimbra, a terra dos pescadores. Para além deste roteiro, as adaptações das expressões feitas por João Kruz também estão estampadas numa coleção de vestuário que está à venda na loja Yes Sesimbra. Esta é mais uma lembrança de Sesimbra.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *