Distrito de SetúbalDistritosMontijo

Exposição ‘Um Rio de Tradições’ patente na Frente Ribeirinha do Montijo

Está patente, na Frente Ribeirinha do Montijo, a mostra fotográfica “Um Rio de Tradições” dedicada a um dos momentos altos das Festas Populares de S. Pedro: a procissão fluvial.

A exposição fotográfica apresenta, em 18 painéis, alguns dos protagonistas e dos momentos da procissão fluvial. São imagens das embarcações, das pessoas e de uma festa que perpetua as tradições, a cultura e a identidade do Montijo.

Desde 1986 que se realiza a procissão fluvial. Ao longo dos anos tornou-se num ícone das Festas Populares de S. Pedro, com dezenas de barcos engalanados com bandeiras em procissão pelo rio.

Momento de homenagem, de religiosidade e de fé, é intensamente vivida pelos montijenses, em particular por aqueles que, ligados ao Bairro dos Pescadores, fizeram e fazem da faina da pesca a sua labuta diária.

Na reunião de câmara de 25 de junho, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, sublinhou que “Montijo é uma terra de tradições ricas e uma referência na ligação do estuário do Tejo quer no transporte marítimo, quer na faina da pesca”.

Nuno Canta considerou a mostra “um tributo a uma tradição secular”. “Estamos orgulhosos da nossa herança da borda de água evidenciada pela tradição fluvial”, concluiu.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *