Montijo

Exposição sobre Arquivo Municipal no Mercado Municipal do Montijo

A exposição «Arquivo Municipal – Contributos para a Memória e Identidade da História Local» é inaugurada no dia 13 de janeiro, no Mercado Municipal do Montijo.

A exposição informativa e didática retrata o trabalho desenvolvido no Arquivo Municipal do Montijo, no qual se encontra o Foral de Canha, do remoto ano de 1516, ou a 1.ª acta da reunião de Câmara da então Aldeia Galega do Ribatejo, datada de 11 de julho de 1838, entre muitos outros documentos antigos.

Este é um serviço da Câmara Municipal do Montijo, que tem à sua guarda os documentos produzidos e recebidos pelos serviços da própria autarquia, da Assembleia Municipal e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), no decorrer das suas funções, bem como documentação produzida/recebida pelas várias instituições do concelho, no decurso da sua atividade.

Com a função de arquivo público procede igualmente ao tratamento técnico de toda a documentação recebida, contribuindo assim para a memória e para o estudo do passado do nosso concelho, a qual pode ser acessível a qualquer cidadão, salvo determinados exemplares, devidamente justificados pelo seu estado de conservação ou condição de acesso.

Para além da leitura pública da documentação histórica, o Arquivo Municipal também possibilita aos munícipes/cidadãos, entre outros serviços a consulta do Diário da República e a reprodução dos documentos à sua guarda.

A exposição pode ser visitada no Mercado Municipal, até 12 de março, de terça a domingo das 07H00 às 14H00.

Neste período vão também existir visitas guiadas ao Arquivo Municipal mediante inscrição através do e-mail arquivomunicipal@mun-montijo.pt.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *