Agenda

Exposição “O Alfaiate” no Auditório Municipal de Pinhal Novo

Uma viagem pelo mundo da alfaiataria, deambulando ao sabor das histórias, a partir da coleção particular do alfaiate aposentando Vítor Gaspar, pode ser visitada gratuitamente, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, e ao sábado, das 14h00 às 19h00, mantendo-se encerrada aos feriados.

O Foyer do Auditório Municipal de Pinhal Novo até 28 de fevereiro ganha assim uma nova vida com instrumentos de trabalho de alfaiataria como tesoura, linha de alinhavar, livro de medidas, entre outros, bem como tecidos, fatos do autor e fotos que retratam momentos importantes da sua vida. Paralelamente, a mostra vai dar a conhecer a história da alfaiataria, da ascensão à queda, numa oportunidade para refletir sobre a indústria têxtil, os Direitos Humanos e a sustentabilidade.

Vítor Gaspar, alfaiate de ofício e paixão, nasceu em Setúbal, em 1934, formou-se na Academia Maguidal, nos cursos de Corte de Vestuário de Homem e de Vestuário Género Alfaiate para Senhoras. Em 1958, em Setúbal, inaugurou a Alfaiataria Vítor Gaspar conhecida como uma das melhores da cidade, encerrando atividade em 1989 com a expansão do pronto-a-vestir. Atualmente dedica-se à pintura, escrita e a ministrar palestras em escolas.

A exposição é organizada pela Câmara Municipal de Palmela e por Vítor Gaspar, com o apoio do Victoria & Albert Museum.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *