Atualidade

Explosão na superfície do Sol causa tempestade solar que atinge hoje a Terra

Na segunda-feira ocorreu uma grande explosão na superfície do Sol, a maior registada nos últimos três anos, o que causou uma tempestade solar que atinge o nosso planeta esta quinta e sexta-feira.

Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), esta tempestade pode causar perturbações nas redes de telecomunicações e criar auroras boreais em locais onde geralmente não aparecem devido aos ventos solares.

O fenómeno não deve causar qualquer interferência grave na vida humana, mas o seu impacto pode ser visível a olho nu, já que a interação entre os ventos solares e o campo magnético da Terra é responsável pela ocorrência das auroras boreais e auroras austrais.

A NASA aconselha a procurar a visão clara do evento astronómico 45 minutos depois do pôr-do-sol.

O NOAA prevê que esta tempestade geomagnética possa chegar à categoria G3 esta quinta-feira – a mais grave numa escala de quatro – diminuindo para categoria G2 (moderada) na sexta-feira.

Não se descarta ainda a possibilidade de GPS, satélites, redes de eletricidade e redes de telecomunicações sofrerem problemas temporárias devido aos ventos solares.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *