AgendaSesimbra

Expedição da Missão Atlantis regressa a Sesimbra

Em 2022, Sesimbra vai receber a expedição da Missão Atlantis no dia 14 de junho e, no dia 21 de junho, acolhe as Palestras: Oceans Talks, no Cinetetaro Municipal João Mota, que também recebeu a primeira edição destas palestras.

O Programa Atlantis passou por Sesimbra em 2021, e agora a Oceans and Flow apresenta a Missão Atlantis, um projeto que pretende trazer um novo olhar sobre a educação ecológica, uma sensibilização para a regeneração do oceano e uma chamada de atenção para a importância e o poder de agir e consumir localmente.

O envolvimento neste projeto teve início em 2021, com a participação de alunos do 8.º ano da escola Navegador Rodrigues Soromenho no Programa Atlantis, os primeiros a terem esta experiência a nível nacional, no qual mergulharam em práticas aquáticas através deste programa de literacia do oceano, com ferramentas de desenvolvimento humano, mergulho livre e educação ecológica.

A Missão Atlantis é agora desenvolvida pela mesma organização que produziu o Programa Atlantis, e prossegue viagem, a bordo de dois veleiros, com a Missão Atlantis que tem início a 30 de maio e vai passar por cinco estações náuticas ao longo da costa: Matosinhos, Oeste, Cascais, Lagos e Sesimbra.

Em cada estação será apresentado e exibido o filme Programa Atlantis, realizado por Gustavo Neves, juntando-se a esta iniciativa uma EcoAção e uma ação de sensibilização, assim como as palestras oceânicas Ocean Talks, que encerrarão o movimento da Missão Atlantis no dia 21 de junho, em Sesimbra.

A bordo de dois veleiros da comunidade Ocean Nomads estarão Violeta Lapa, líder da expedição e fundadora da Oceans and Flow, e Cris Santos (produção e comunicação), Filipa Coutinho, editora digital da National Geographic Portugal, Gustavo Neves, realizador e fotógrafo, Filipe Moreira Alves, investigador e guia de montanha, Luís Brito, velejador fundador do projeto Vela Solidária, Suzanne Van der Veeken, skipper e instrutora de Freedive, fundadora da Ocean Nomads, e Francisco Basílio que se ocupará das refeições a bordo, acompanhados de Wingo, o cão, que será um verdadeiro “lobo do mar” durante estes dias.

Com uma duração de três semanas, a Missão Atlantis conta, além da equipa de navegação, com o apoio e partilha de cinco embaixadores, que acompanharão as diversas etapas da viagem: Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, a primeira mercearia Zero Waste em Portugal, Manuel Centeno, campeão nacional de bodyboard, Miguel Blanco, surfista ambientalista, Andreas Noe, biólogo molecular que criou o projeto The Trash Traveler, e Susanne Van der Veeken, da Ocean Nomads community.

A Missão Atlantis termina em Sesimbra, no dia 21 de junho, durante a celebração do Dia Mundial da Localização, com a apresentação do Ocean Talks, um conjunto de palestras que pretendem chamar a atenção para a importância de agir local.

A ‘Localização’ é um movimento mundial, criado pela cineasta Helena Norberg- Hodge e esta é a primeira vez que Portugal se junta a esta celebração.

Com entrada livre, as Ocean Talks vão ter lugar no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, entre as 17h e as 20h30, mas também podem ser vistas em streaming.

O Ocean Talks será apresentado por Mafalda Matos e contará com sete oradores. Andreas Noe, The Trash Traveler, falará de Arte Local, enquanto Eunice Maia, Maria Granel, se irá focar em Educação Local, e Livia Tirone, curadora e arquiteta, vai trazer o tópico da Arquitetura e Urbanismo Local e Joana Campos Silva, da Fashion Makers, falará de Moda Local.

Na segunda parte, a Alimentação Local será o foco do chef Ayurveda Francisco Basílio, o tema da Economia Local será apresentado por Bárbara Leão de Carvalho, especialista em marketing regenerativo, e Virgílio Varela, consultor e fundador da Humanfleet, fechará o ciclo de palestras com a temática Take Action.

Todos os eventos são de acesso gratuito.

Mais informações sobre a Missão Atlantis, agenda e horário de eventos podem ser consultados aqui.

Fonte: Câmara Municipal de Sesimbra


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *