Distrito de SetúbalDistritosMontijo

Executivo Municipal visitou União de Freguesias de Pegões

No dia 25 de março, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, e os vereadores Maria Clara Silva, Ricardo Bernardes e Sara Ferreira estiveram em Pegões, no âmbito do ciclo de visitas que estão a efetuar às freguesias do concelho.

Os autarcas foram recebidos pelo executivo da Junta da União das Freguesias de Pegões, liderado por António Miguens e ao longo do dia foram abordadas as principais questões que preocupam os autarcas da freguesia e os seus munícipes, entre as quais a educação e diversas intervenções no espaço público.

O presidente da Junta manifestou a necessidade de construção do Centro Escolar de Pegões para ser possível rentabilizar custos e recursos, tendo o presidente da Câmara indicado que há convergência de vontades entre as duas autarquias nesse sentido, que já existe projeto e que a obra custará cerca de 4 milhões de euros, perspetivando-se a sua execução nos próximos anos.

Relativamente ao espaço público, falou-se da requalificação da zona envolvente à sede da Junta de Freguesia criação de um espaço verde no local; de uma intervenção necessária no estacionamento e passeios junto à rotunda de Pegões, como forma de dotar o local com melhores condições de segurança; e de asfaltamentos e repavimentações em diversas artérias da freguesia.

O executivo visitou o Centro de Ação Social e Cultural das Faias e a Associação do Lar de Idosos de Pegões, para contactar diretamente com dirigentes, trabalhadores e utentes e ouvir as principais necessidades destas duas instituições que contribuem de forma muito importante para as respostas sociais existentes em Santo Isidro e em Pegões.

Houve ainda lugar à visita a uma empresa produtora de morangos, exemplo da diversidade da atividade económica da região Este do concelho do Montijo, e ao campo de futebol de Pegões onde será instalada um relvado sintético, numa obra no valor de 99 mil e 250 euros, que irá receber 49 mil e 600 euros de financiamento da CCDR LVT, sendo o restante valor suportado em igual medida pela câmara municipal e pela junta de freguesia.

O dia terminou na sede da junta de freguesia com uma reunião com os munícipes, cujas intervenções voltaram a centrar-se na questão da educação e do espaço público, como as obras na EB de Pegões Velhos, nomeadamente a reparação da cobertura no local onde as crianças tomam o lanche e a existência de fissuras nas vidraças do mesmo local. Demonstraram, ainda, preocupação com a velocidade excessiva praticada pelos automobilistas na Estrada Nacional 4, sobretudo junto à localidade de Pegões, e questionaram a necessidade de pavimentação da Avenida da Liberdade, nas Faias.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo referiu que a autarquia já tinha procedido a obras de isolamento da cobertura e pintura exterior na EB de Pegões Velhos e que iria indicar aos serviços para verificar as questões apresentadas.

Sobre os problemas de velocidade na Estrada Nacional 4 falou-se da possibilidade de semaforização junto à rotunda de Pegões para minimizar o problema e da falta de civismo dos condutores, que deveriam respeitar os limites de velocidade dentro das localidades e relativamente à Avenida da Liberdade, nas Faias, o presidente da câmara assegurou que a sua pavimentação está para breve.

A próxima e última visita à freguesia do executivo municipal está agendada para 2 de abril, na União das Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia.

Fonte: CM do Montijo


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *