Almada

Executivo aprovou Plano Local de Integração das Comunidades Ciganas em Almada

No Dia Internacional da Criança, o executivo deixou um agradecimento aos professores, educadores, assistentes operacionais e direções das escolas e dos agrupamentos das escolas, bem como aos serviços das Juntas de Freguesia que apoiaram os alunos no concelho durante o período de confinamento, com actividades e até a “impressão de milhares de folhas para que não faltassem meios para os alunos cumprirem as suas tarefas, para que ninguém ficasse pelo caminho”, conforme referiu a presidente.

O vereador João Couvaneiro lembrou ainda a entrega de 35 computadores às escolas para garantir o acesso dos professores e crianças e deixou o apelo para que os moradores entreguem nas juntas de freguesia equipamento informático que já não utilizem para poderem ser recuperados para os alunos com mais carências.

Inês de Medeiros lamentou ainda que “as pessoas retirem as faixas da Proteção Civil dos parques infantis, mas estes ainda estão encerrados ao público, porque é impossível para já garantir uma higienização de criança a criança ou de meia em meia hora. Não é por nosso interesse que estes estão fechados, é para a segurança de todos e fica à responsabilidade de quem o faz.

Gostaríamos hoje de ter as ruas e os parques cheios com as nossas crianças em iniciativas, mas temos de garantir a segurança de todos.”

Outra saudação foi apresentada pelo vereador António Mateus (CDU) aos bombeiros, tendo em conta que o Dia Nacional do Bombeiro foi a 30 de Maio e o primeiro domingo de Junho assinala o Dia Municipal do Bombeiro, “pelo seu trabalho de segurança e também a participação em várias acções de formação e cidadania”.

Outras saudações da bancada comunista foram para o Dia do Folclore e ao Dia Nacional das Colectividades, com Inês de Medeiros a deixar também uma palavra para o Dia do Pescador.

A reunião contou ainda com dois votos de pesar pelo falecimento de Vitor Cid, apresentado pela vereadora Joana Mortágua (BE) e Fernando Miranda Brandão, apresentado por Inês de Medeiros, seguidas de um minuto de silêncio.

Foi ainda apresentado um balanço sobre os serviços da Câmara Municipal durante o estado de emergência pelo vereador Miguel Salvado (PSD) com Inês de Medeiros a frisar que “nunca fechámos as portas na Câmara a ninguém”.

Entre outras medidas e protocolos foi aprovado por unanimidade o ‘Plano Local de Integração das Comunidades Ciganas em Almada’, que Joana Mortágua aprovou mas deixou uma crítica por considerar o documento “pouco profundo, e com pouca discussão com as entidades ligadas às comunidades” e Joaquim Judas (CDU) destacou a necessidade de garantir “a participação das comunidades interessadas”.

Sobre este Plano a presidente frisou que “este é apenas um início, porque um Plano só cumpre a sua função quando é traduzido em actos concretos” e agradeceu o envolvimento de todos os que participaram na sua elaboração, e sobretudo às associações das mulheres ciganas pelo seu extraordinário envolvimento, pelo seu trabalho e consciência das dificuldades e acreditem que estaremos sempre aqui para vos apoiar. Haverá sempre lugar para mais propostas e para melhorias.”


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *