Atualidade

Excesso de álcool provocou mais de 20% das mortes nas estradas desde 2010

Pelo menos um dos condutores apresentava uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,50g/l, causando mais de um quinto (20,9%) do número global de mortes.

“Pelo menos um dos condutores apresentava uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,50g/l, causando mais de um quinto (20,9%) do número global de mortes” nas estradas entre 2010 e 2019.

Estes são os dados dos relatórios à Condução sob a Influência de Álcool e aos Exames Toxicológicos a condutores em Portugal. No entanto, “registou-se uma diminuição de 50% no número de condutores fiscalizados com taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,50g/l. Ainda assim, a percentagem de infratores com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2g/l, aumentou em 11,1% no mesmo período”.

Os jovens entre os 21 e 29 anos e os condutores com idade igual ou superior a 50 anos são os que mais conduzem sob a influência de álcool.

Os relatórios indicam também que “37% dos condutores autopsiados tinham taxas de álcool no sangue iguais ou superiores a 0,5g/l“, sendo que “13,3% dos condutores autopsiados revelaram a presença de substâncias estupefacientes ou psicotrópicas”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *