Distrito de Bragança

Ex-presidente de junta de freguesia em tribunal acusado de gastar dinheiro público em despesas pessoais

O ex-presidente da União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo José Pires, no distrito de Bragança, começa a ser julgado no próximo dia 18 por alegadamente ter pagado mais de 10 mil euros de despesas pessoais com dinheiro da autarquia.

José Pires foi presidente daquela junta de freguesia entre 2013 e 2017 e, segundo a acusação, a que a Lusa teve acesso, nos dois últimos anos de mandato “engendrou um esquema tendo em vista o seu enriquecimento pessoal”.

Segundo as contas do Ministério Público (MP), no exercício destas funções públicas, o arguido ordenou aos serviços o reembolso de um valor total de 20.741 euros. O antigo autarca é acusado no entanto de “lesar o erário público” em 10.480 euros e “à custa deste obter vantagem patrimonial no mesmo valor”.

O MP refere que em causa estarão “refeições e combustíveis sem justificação para a realização de tais despesas”, na medida em que recebia uma quantia mensal de 529 euros a título de despesas de representação enquanto presidente da junta de freguesia.

José Pires foi eleito pelo PSD, mas é actualmente dirigente distrital do partido Chega.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *