Política

Ex-eurodeputado quer que o PS use a maioria absoluta para subir os ‘baixos salários’ dos governantes

O ex-eurodeputado do PS Vital Moreira, num artigo de opinião no blogue “Causa Nossa” recomenda que o aumento dos salários dos Governantes: “gozando de uma maioria absoluta, deveria ter a coragem de enfrentar o miserabilismo popular dominante sobre esta matéria e elevar a remuneração dos ministros e secretários de Estado”.

O aumento deverá ser de acordo com a “média das remunerações governamentais dos países da UE, medidas em paridade de poder de compra – um aumento que pode ser repartido por fracções de 25% nos próximos quatro anos”.

E defende ainda que: “Quando não são de Lisboa ou arredores não têm nenhuma compensação pelas despesas adicionais da deslocação para a capital, nomeadamente as de alojamento, sendo uma importante barreira à aceitação de tais cargos”. O ex-deputado considera que “essa limitação contribui para a escandalosa ‘reserva’ lisboeta dos gabinetes ministeriais, habitualmente recrutados em universidades, serviços públicos ou empresas da capital, em violação da regra constitucional de não discriminação em função da residência”.

Uma vez que o poder público “não pode ficar tendencialmente limitado aos políticos de carreira ou às pessoas suficientemente ricas para se permitirem dedicar generosamente uns anos de ‘serviço cívico’ num governo em que se sintam confortáveis”.

Os salários são um impeditivo ao exercício do poder: “Não poucos ministros não foram a primeira escolha. O mesmo vale, aliás, para os secretários de Estado”. Recomendando ainda que o Governo: “elimine a redução de 5% aplicada pelo governo Sócrates II, em 2010, que foi a primeira ‘medida de austeridade orçamental’ adoptada, sendo a única que até agora não foi revertida, quando a situação que a ditou foi há muito ultrapassada”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *