Distrito de ÉvoraGastronomia

Évora | ASAE suspende restaurante que utilizava carne de matadouro ilegal

A ASAE suspendeu um restaurante em Évora que comercializava carne proveniente de um matador que “abatia animais de forma ilícita num local não licenciado para o efeito” e “sem as condições de higiene necessárias” que foi desmantelado na mesma operação.

Num comunicado divulgado esta quarta-feira, a ASAE indicou que a sua Unidade Regional do Sul — Unidade Operacional de Évora efetuou a operação de fiscalização que resultou no desmantelamento do matadouro ilegal e do restaurante que comercializava esta carne.

Foi instaurado um processo-crime por abate clandestino e pela prática dos crimes contra a saúde pública de géneros alimentícios anormais avariados.

Nesta intervenção, a ASAE constatou que, no matadouro, “se procedia ao abate de animais de forma ilícita, em local não licenciado para o efeito”, pode ler-se no comunicado. Além disso, o local estava a funcionar “sem condições de higiene adequadas” e os animais não eram “sujeitos à inspeção sanitária obrigatória para despiste de doenças”, acrescentou.

Os inspetores da ASAE verificaram ainda que, após o abate ilegal, “a carne dos animais abatidos era comercializada para um estabelecimento de restauração e bebidas”. Por isso concluíram que este estabelecimento era, assim, “recetor e responsável pela entrada no circuito do consumo público” dessa mesma carne.

Após uma ação de inspeção neste estabelecimento, “foi verificada a falta de condições de higiene, tendo sido determinada a suspensão de atividade” do mesmo. Como balanço da operação, que contou com o apoio da GNR, a ASAE apreendeu 500 quilos de carne, quatro facas, dois cutelos e um machado, o que representa um valor aproximado de quatro mil euros.

“A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”, assegurou o organismo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *