AtualidadeDistrito de Viseu

Eucalipto português com 145 anos em 5.º lugar no concurso Árvore Europeia do Ano

Um vetusto eucalipto, com 145 anos, foi o representante nacional no concurso Árvore Europeia do Ano 2023.

Trata-se de um dos ex-libris na freguesia de Contige, concelho de Sátão (Viseu), que passou a ocupar um lugar de destaque na história do concurso Árvore Europeia do Ano, organizado pela Environmental Partnership Association (EPA).

A ‘maior árvore classificada’ em território português alcançou 10.281 votos, e assim obteve a 5.ª posição da competição disputada por 16 concorrentes.

O Eucalipto de Contige é um dos muitos eucaliptos monumentais em território nacional, e a sua plantação remonta a 1878, quando se abriu a Estrada das Donárias, tendo sobrevivido apesar de todas as intervenções urbanísticas e rodoviárias na sua envolvente.

Com 43 metros de altura, uma copa grandiosa e um perímetro à altura do peito de mais de 11 metros, que só 8pessoas juntas conseguem abraçar, foram as razões que lhe valeram a entrada no TOP5 e, pela primeira vez em Portugal, a conquista por um eucalipto do concurso Árvore Portuguesa do Ano 2023.

Este Eucalipto de Contige entra agora na lista das árvores que participaram na competição europeia, como o Sobreiro Assobiador, em Águas de Moura; a azinheira secular do Monte do Barbeiro, em Mértola; o Castanheiro de Vales, no concelho de Vila Pouca de Aguiar; o Plátano do Rossio, em Portalegre; e a Sobreira Grande, em Vale do Pereiro, no concelho de Arraiolos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *