AtualidadeInternacionalSociedade

EUA: Identificado polícia que alvejou Jacob Blake, em mais uma noite de violentos protestos

O caso está a ser investigado pelo departamento de investigação criminal, com a assistência do FBI.

- publicidade -

Foi identificado o agente da polícia que baleou Jacob Blake, um homem negro de 29 anos, com 8 tiros pelas costas, no domingo, em Kenosha nos EUA.

Rusten Sheskey Disparou sete tiros na direção do homem negro, indicou, na quarta-feira, o Departamento de Justiça do estado de Wisconsin. Blake está hospitalizado, paralisado na cintura para baixo.

Um vídeo amador mostra o momento em que são efetuados os disparos quando Blake estava a entrar numa carrinha, o mais recente caso de violência policial que voltou a transformar as ruas num palco de violentos protestos que já provocaram dois mortos.

De acordo com o primeiro relato oficial do Departamento de Justiça de Wisconsin sobre o que aconteceu, Blake tinha uma faca “na sua posse” quando o agente Rusten Sheskey disparou.

A polícia foi chamada no domingo a uma casa na cidade de Kenosha em resposta a um incidente doméstico. Tentaram prender Blake, “usando sem sucesso uma pistola taser para o imobilizar, refere o departamento de justiça em comunicado”.

Depois de Blake ter sido baleado, os agentes terão “recuperado uma faca” no chão “do lado do condutor do veículo do Sr. Blake”, tendo-lhe sido prestada “imediata” assistência médica, diz o Departamento de Justiça de Wisconsin.

O caso está a ser investigado pelo gabinete do xerife de Kenosha, pelo departamento de investigação criminal, com a assistência do FBI.

Entretanto, os protestos antirracismo e contra a violência policial já causaram 2 mortos, vários edifícios e carros incendiados. Jacob Blake está no hospital com perfuração de vísceras (estômago e intestinos) e com paralisia das pernas que poderá ser permanente. A mãe da vítima pediu ontem o fim da escalada de violência.


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui