Palmela

‘Eu Participo’ 2020 desafia munícipes de Palmela a apresentar propostas

publicidade

Até dia 18 de outubro, os munícipes do concelho de Palmela podem preencher o questionário ‘Eu Participo Munícipes’ 2020 e apresentar propostas para a sua freguesia.

O questionário pode ser preenchido online, em www.cm-palmela.pt, e está disponível em papel, nas Juntas de Freguesia e nas Bibliotecas Municipais do concelho.

Substituindo as habituais reuniões em cada freguesia, este ano, a Câmara Municipal de Palmela realizou apenas uma sessão, dadas as condicionantes impostas pela pandemia COVID-19.

Neste primeiro ciclo de trabalho ‘Eu Participo Munícipes’ 2020, o principal objetivo é a recolha de propostas de intervenção, pretendendo-se auscultar os munícipes sobre quais os investimentos que consideram prioritários para a sua freguesia.

Após a receção dos questionários, vai decorrer, até ao final de outubro, o período de análise das propostas.

Para dia 4 de novembro, está já agendada uma segunda sessão, para debate e hierarquização das propostas, que vão estar em votação de 4 a 20 de novembro. A 3 de dezembro, decorre a terceira e última sessão, em que serão anunciadas as propostas vencedoras.

O ‘Eu Participo Munícipes’ registou, em 2019, um número recorde de participações, com um total de 1.632 votos, em papel e através da internet. A participação foi maior nos escalões etários dos 30 aos 39 e dos 40 aos 49 anos e homens e mulheres participaram equilibradamente.

As áreas de intervenção municipal prioritárias escolhidas pelas/os munícipes foram a Criação e Conservação de Espaços Verdes (40,1%), a Educação (31,2%) e a Rede Viária e Sinalização de Trânsito (26,8%).

Em 2019, estiveram em votação para as cinco freguesias um total de 25 propostas. As mais votadas foram: em Palmela, a pavimentação da Rua Fernando Lopes Graça, na Lagoinha (38,7%), que já está adjudicada; em Pinhal Novo, o Parque Infantil na Rua Maria Eduarda Ferreira (37,7%), atualmente em estudo/orçamentação; em Quinta do Anjo, a pavimentação da 2.ª fase da Rua de Brejos Carreteiros até ao CM 1029 (79,4%), já com projeto em execução; em Poceirão, o asfaltamento da Rua Henrique Rica Ideia (troço 1), no Forninho (46,1%), também com projeto em execução; e em Marateca, a pavimentação da Rua Pedro Azenha dos Santos (1.ª fase), no Bairro Margaça (89,2%), igualmente com projeto em execução.

Para além destas, estão também em andamento ou já concluídas várias outras obras, em resultado deste processo participativo. Em 2019/2020, os investimentos incluídos nas Grandes Opções do Plano como resultado das votações do “Eu Participo Munícipes” ascendem a mais de 3 milhões de euros (não incluindo obras ainda em projeto).

Fonte: Câmara Municipal de Palmela

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui