Atualidade

Estudo francês detecta 71 protetores solares para crianças com ‘substâncias nocivas’

Um gesto indispensável para quem frequenta as praias ou até quando se sai de casa em dias de grande calor, é espalhar um pouco de protector solar no corpo e esse gesto é ainda mais importante quando se tratam de crianças.

Nesse caso, os pais procuram sempre pelo melhor e que, à partida, oferece mais proteção, mas nem sempre as marcas mais conhecidas podem garantir qualidade total.

Foi esse o sentido de um estudo realizado pela WECF França e a Associação Agir pour l’Environnement sobre protectores solares para crianças, que detectaram que muitos destes produtos existentes no mercado europeu, incluindo o português, contêm substâncias químicas potencialmente nocivas para as crianças, que podem afetar o sistema hormonal, o metabolismo, o crescimento e causar problemas de fertilidade ou alergias.

O estudo identifica «29 ingredientes a ter em atenção» em 71 protetores solares para crianças, analisados num laboratório francês e das conclusões sobressai que nove destes produtos contêm uma mistura de mais de 10 ingredientes preocupantes; e que três contêm nanopartículas que não estão identificadas no rótulo, não respeitando a regulamentação europeia.

Os protetores solares em causa são de marcas tão distintas como a Avéne, Anthelios, Bioderma, Corine de Farme, Eucerin, Garnier, Mustela, Nivea, Uriage ou Vichy, entre outros, e custam entre 8 e 30 euros.

O objetivo das ONG francesas é pressionar as autoridades europeias a reavaliar o risco-benefício destes produtos, face aos seus efeitos adversos e reforçar a fiscalização para que os fabricantes e os retalhistas cumpram com as regras de rotulagem.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *