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Estudo diz que portugueses pedem dinheiro e viagens, mas vão receber chocolates e perfumes

Estudo relata hábitos esperados para o Natal de 2021 em Portugal.

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Um estudo realizado pela empresa Multidados conclui que, apesar de os portugueses pedirem dinheiro e viagens no Natal, as prendas mais comuns são chocolates e perfumes.

Este ano, os presentes mais desejados são roupa e calçado (52,8%), dinheiro (51,7%), livros (43,8%) e viagens (38,4%). Já os presentes que pretendem comprar para dar a outros são roupa e calçado (54,1%), chocolates (47,8%), livros (40,9%) e cosméticos e perfumes (37,3%).

Apenas 7,2% dos portugueses não fazem compras de Natal, por opção pessoal (55,5%), falta de condições financeiras (27,8%) ou por terem quem as faça por si (11,1%).

Por norma, gasta-se, em presentes de Natal, entre 51 e 100 euros (18,3%), 101 e 150 (17,9%) e 151 a 200 (19,2%) e entre 201 e 300 (18,1%), totalizando 73,5% das compras entre os 51 e 300 euros. Este ano, a percentagem desce para os 71,1%.

Em termos de orçamento total para esta época, a maior parte dos inquiridos aponta para um intervalo entre 100 e 199 euros (34,2%). Somando os intervalos mais representativos, 81,8% dos portugueses vão gastar entre 99 e 299 euros. A rubrica “presentes” (45,1%) é aquela que consumirá a fatia maior do orçamento.

A maior parte dos portugueses (35,3%) conta fazer as suas compras entre 1 e 12 de dezembro; ainda em novembro (26,5%) e nas promoções de Black Friday e Cyber Monday (16,4%). Estas serão pagas com cartão de débito e dinheiro, em lojas físicas e cartão de débito e de crédito, nas lojas online.

A nível de convívio, a esmagadora maioria (97,2%) costuma passar a quadra em família, em sistema rotativo (34,8%), ou seja, em casa de familiares e amigos diferentes, de ano para ano e o que mais valorizam é a oportunidade de juntar família e amigos, seguido do gosto pelas decorações e iluminações e pela possibilidade de consumir comida tradicional.

O estudo “Hábitos e Tendências Natal 2021” foi efetuado online a uma base de dados de utilizadores registados na plataforma da multidados.com, entre os dias 10 e 16 de novembro de 2021, com uma amostra de 1 000 inquéritos.


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