SaúdeSociedade

Estudo científico revela que bebés que convivem com animais são mais saudáveis

Muitas vezes para os pais, manter os filhos perto de animais pode representar um perigo que põe em causa a sua integridade física. Porém, um estudo realizado na Universidade de Alberta, no Canadá, revelou que a presença de animais desde cedo na vida das crianças pode trazer inúmeros benefícios. Um deles é o reforço do sistema imunológico dos bebés, reduzindo o risco de doenças e uma menor probabilidade de as transmitir a outras crianças.

O estudo realizado em 746 bebés ao longo de 3 anos, em que as famílias assumiram ter animais de estimação, sobretudo cães, mostrou que as crianças que convivem com os animais têm até ao dobro de bactérias Ruminococcus e Oscillospira, de acordo com as amostras realizadas.

Entre as diferenças registadas entre as crianças, sobressai-se que relativamente ao desenvolvimento social e humano, há também um maior desenvolvimento para aquelas que convivem com os animais. “Nos últimos tempos, tem-se estimulado o contacto entre as crianças e os animais de estimação e os resultados são extremamente positivos. A criança, quando bem orientada, aprende a respeitar a natureza, e percebe que o animal também precisa de cuidados. Dessa forma, ela tende a tornar-se numa pessoa mais sensível em relação à natureza”, revela Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe, no Brasil.

Embora a convivência entre bebés e animais de estimação seja positiva, é preciso lembrar de algumas regras. Os animais devem estar devidamente vacinados quando na presença de crianças, não devem dormir juntos e o contacto tem de ser regrado, se os animais lamberem a face dos bebés podem-lhes trazer problemas de saúde.






ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *