Barreiro

Estudo ambiental veta terminal de contentores no Barreiro

O terminal de contentores do Barreiro não irá avançar depois de ter sido emitida uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) desfavorável, informou hoje o Ministério das Infraestruturas e da Habitação.

«A Agência Portuguesa do Ambiente emitiu recentemente uma DIA desfavorável sobre o projeto para o novo terminal do Barreiro. O Governo respeitará essa decisão e, como tal, o terminal do Barreiro não avançará», refere a nota.

Esta quinta-feira, a TSF noticiou que «em causa estão impactos significativos nos sistemas ecológicos, em violação do Regime Jurídico da Reserva Ecológica Nacional. A avançar como está projeto, o futuro terminal do Barreiro viola, inclusive, a Diretiva Quadro da Água e a Lei da Água.»

Em dezembro de 2018, a Câmara do Barreiro, presidida pelo PS, aprovou um parecer que confirmava a sua concordância com a localização do terminal multimodal, alertando, contudo, para várias ‘condicionantes’, sobretudo ambientais e de acessibilidades, incluindo a necessidade da terceira travessia no Tejo.

O Terminal do Barreiro era uma iniciativa da Administração do Porto de Lisboa, uma entidade pública, para resolver a falta de espaço dos portos da região para contentores a partir de 2025 ou 2026. Uma obra que tinha sido considerada urgente a nível nacional e para a qual tinham sido previstos investimentos na ordem dos 500 milhões de euros.

Também a ANA, chamada a emitir parecer devido à proximidade com o futuro aeroporto no Montijo, que segundo a TSF, foi bastante crítico, sublinhando que o projeto prevê gruas pórtico a uma cota de 90 metros, ou seja, mais 40 metros que os limites previstos para construções perto dos aeroportos, que podem ser incompatíveis com a infraestrutura do aeroporto.

O tamanho das gruas também preocupava o Estado Maior da Força Aérea. Enquanto o Montijo for apenas uma base aérea militar, os pórticos Post-Panamax, com altitude máxima de 91,5 metros, não ultrapassam os limites em vigor mas são “obstáculos aeronáuticos”, sendo preciso avançar com uma balizagem diurna e noturna, alertava a Força Aérea.


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