País

Estátua do cónego Melo foi vandalizada em Braga

A estátua do Cónego Melo, em Braga, foi vandalizada durante a madrugada deste domingo, com palavras escritas em vermelho «assassino», «abril» «Pª Max».
A estátua, com uma altura de 2,7 metros, à qual de juntam os 4 metros de altura do pedestal, situa-se no centro de uma rotunda no Largo de Monte D’Arcos.

A pichagem acontece poucos dias depois de a estátua do Padre Anónio Vieira também ter sido vandalizada em Lisboa.

Esta não é a primeira vez que a estátua é vandalizada e da mesma forma.

Em 2013, ano em que foi colocada, no seu pedestal foram pintadas a vermelho as palavras «fascista», «assassino» e «padre Max», tendo ainda sido lançada tinta azul que atingiu a própria estátua.

No mesmo ano, uma petição ‘online’, que reuniu mais de mil assinaturas, rejeitava o monumento e o Bloco de Esquerda afirmava que fora consumada uma «ofensa ao sentido democrático dos bracarenses que, desde o primeiro momento, se opuseram à glorificação de quem tem no seu currículo a participação ativa na violência contra a democracia» e denunciavam a responsabilidade do PS de Braga que votou sozinho na câmara para que a estátua fosse colocada.

O Cónego Eduardo Melo, que faleceu em 2008 aos 80 anos, atingiu notoriedade no período mais conturbado do pós-25 de Abril de 1974 ao manifestar-se contra o movimento político comunista e ficou conhecido no país, durante o chamado verão quente de 1975, por ter lutado contra o Processo Revolucionário em Curso (PREC).

Na década de 80 do século passado, num processo que se prolongou no tempo, foi acusado de envolvimento na morte do padre Max (Maximino Barbosa de Sousa), um sacerdote e candidato a deputado pela União Democrática Popular, morto em 1976 num atentado à bomba.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *