Atualidade

Estátua de D. Afonso Henriques divide opiniões

Uma nova estátua de D. Afonso Henriques, de quando o primeiro rei de Portugal tinha apenas 14 anos, foi apresentada esta semana na Praça das Cortes, em Coimbra, e está bem longe de gerar consenso.

A obra, da autoria de Dinis Ribeiro, tem seis metros de altura, pesa 15 toneladas e será levada, no dia 29 de Abril, para Zamora, cidade espanhola onde Afonso Henriques “se armou cavaleiro no dia de Pentecostes de 1125, prenunciando a sua dignidade régia”, tal como lembra o centro de informação turística Coimbra Live City.

Antes de ser instalada em Espanha, a estátua será ainda exibida em Guimarães, entre os dias 21 e 23 de Abril, cidade de onde são as três empresas que patrocinaram a obra.

A iniciativa partiu da Grã Ordem Afonsina, com sede em Guimarães, e da Fundação Rei Afonso Henriques, com sede partilhada entre Zamora e Bragança. A vida do ‘Conquistador’ sempre esteve ligada a esta cidade espanhola, onde ocorreu o encontro de paz e amizade com o seu primo Afonso VII, em 1143.

Entretanto, as redes sociais não perdoam e não são poucas as críticas, piadas e sugestões. Só na publicação sobre a obra, na página de Facebook do Município de Coimbra, são dezenas de comentários, muitos dos quais pouco abonatórios. Confira:


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *