AtualidadeDestaqueMundo

Estátua cai em cima de manifestante

A vandalização e destruição de estátuas alusivas à escravatura e colonização tem sido alvo de atos de vandalismo. Nos EUA muitas foram as estátuas que foram vandalizadas e arrancadas depois da morte do cidadão afro-americano George Floyd.

Foi durante um protesto na cidade de Portsmouth, na Virgínia, EUA, que um manifestante de 45 anos foi atingido por uma estátua que estava a ajudar a derrubar.

O homem, Chris Green, foi atingido pela estátua, ficando em estado crítico e em coma. Foi assistido no local e transportado para o hospital onde está em risco de vida.

A vandalização e destruição de estátuas deu-se depois de vários protestos conta a morte do cidadão afro-americano George Floyd.

Quem é George Floyd?

@Direitos Reservados

George Floyd é um cidadão afro-amerciano que foi detido quando foi apanhado em flagrante delito num assalto que realizava. A polícia local foi chamada e deteve o cidadão, a que certa altura George Floyd já estava deitado no chão de barriga para baixo e com o polícia com o joelho em cima do pescoço do assaltante. A vítima ainda gritou que não estava a respirar, acabando por morrer.

Segundo uma nota que tem percorrido as redes sociais, dá conta da ficha cadastral de George Floyd, com um vasto curriculum ligado ao crime que começou em 1997 com a sua detenção por drogas.

Já em 98 foi detido pela polícia duas vezes, uma por drogas e invasão de uma casa e outra por roubo a uma pessoa. Em 99 George Floyd é novamente detido por roubo a uma habitação.

Em 2002 o homem é detido por estupefacientes (Cocaína), um ano mais tarde, 2003, é preso novamente por assalto a uma moradia, já em 2004 volta à cadeia por acusação de roubo.

Em 2005 volta a ser detido, desta vez por estupefacientes e dois anos mais tarde, 2007 é detido por assalto à mão armada numa casa de uma mulher que relatou na altura ter sido ameaçada pelo homem que agora é notícia nos jornais internacionais. Nesse ano a mulher disse que George Floyd lhe apontara uma arma de calibre 12 na cara para a roubar.

George Floyd foi morto por um polícia branco durante 8 minutos e 46 segundos. O seu assassínio desencadeou uma onde de protestos nos EUA e no mundo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *