Covid-19Destaque

Estado de Emergência o que implica?

Na próxima quarta-feira o Conselho de Estado vai reunir-se por videoconferência para decidir se ativa o Estado de Emergência em Portugal devido à pandemia Covid-19.

O Estado de Emergência é das medidas mais restritivas previstas pela constituição que pode ser ativo após o Conselho de Estado marcado por Marcelo Rebelo de Sousa para a próxima quarta-feira. As maiores restrições acontecem na circulação de pessoas e transportes, pois para alguns especialistas o Presidente da República já o deveria de o ter ativado, neste caso como calamidade pública.

O que poderá mudar na vidas das pessoas com a ativação do Estado de Emergência? Este cenário já foi ativado na Itália, Espanha e Hungria, as medidas restritivas dizem especialmente respeito à limitação das liberdades, principalmente na mobilidade.

O Estado de Emergência suspende as atividades sociais públicas; suspende ainda publicações, programas de rádio, de televisão, espetáculos de cinema e de teatro; condiciona ainda ou interdita o trânsito de pessoas ou a circulação de veículos.

As autoridades podem obrigar os cidadãos à quarentena e isolamento forçada. O Presidente da República e o Conselho de Estado vão analisar a medida e pode avançar à tarde desse mesmo dia depois da Assembleia da República dar o aval.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *