AtualidadeComunicados de ImprensaCovid-19Desporto

Estádios e recintos desportivos vão poder ter lotação total

A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu hoje uma orientação que levanta as restrições e acessos aos espaços e recintos desportivos. Em comunicado, a DGS vem dizer que “a ocupação dos lugares sentados pode ser em conformidade com a capacidade total licenciada do recinto”.

Lembrar que depois das competições terem sido retomadas sem público, os recintos desportivos passaram a poder acolher em junho, um terço da capacidade do espaço, e de acordo com a última atualização da orientação da DGS 009/2021, a ocupação dos recintos para metade em agosto.

Ainda de acordo com o comunicado da DGS, fica o alerta que “a lotação fixa do recinto desportivo, quando o mesmo não tenha lugares individuais sentados, deve ser objeto de determinação conjunta entre a entidade licenciadora da lotação, a Autoridade de Saúde territorialmente competente e as Forças de Segurança do território”.

Segundo as normas atualizadas, a Direção Geral de Saúde explica que nos eventos desportivos “o uso adequado de máscara facial é obrigatório”, que deve ser mantida até à saída, e «o acesso ao recinto obriga à apresentação de Certificado Digital em conformidade com a legislação em vigor, ou a apresentação da prova de teste negativo”.

A mesma orientação sugere que “o horário de entrada para o evento deve ser alargado, de forma a evitar aglomerados de pessoas e filas de espera extensas, reduzindo e fracionando a afluência de espetadores até ao inicio do espetáculo”.

No documento, a DGS sublinha ainda que nos espaços abertos o risco de transmissão do vírus “é inferior ao que ocorre em espaços fechados” e frisa que cabe à Autoridade de Saúde local, validar as condições para a realização dos eventos desportivos.

A mais recente orientação técnica, destaca ainda que o recinto desportivo, “sempre que seja em ambiente fechado, deve ser ventilado de forma natural”, podendo “também ser utilizada ventilação mecânica de ar, ou seja, sistema AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *