PaísTV e Cinema

Esta noite olhe para o céu. É noite de eclipse lunar

Esta noite há um eclipse parcial lunar. Em Portugal (hora de Lisboa), o eclipse começa às 21h01,tendo o seu máximo pelas às 22h31, em que 66% da Lua ficará tapada pela sombra da Terra.

Um eclipse da Lua acontece sempre na Lua Cheia e quando a face visível da Lua é ocultada pela sombra da Terra. Como sombra da Terra só vai ocultar parcialmente a face iluminada da Lua, o nosso satélite natural não vai desaparecer totalmente, nem adquirir o tom avermelhado característico.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), em Portugal a Lua irá nascer às 20h55 e às 21h01 entrará na sombra projetada pela Terra. O máximo do eclipse ocorrerá às 22h31. À 1h20 a Lua Cheia terá a sua luminosidade habitual.

Para ver este fenómeno não são precisos instrumentos, mas a sua observação vai depender das condições atmosféricas. Em algumas regiões do Litoral Oeste e do interior Norte e Centro, quem quiser ver o eclipse vai ter mais dificuldades, uma vez que se prevê nebulosidade, ainda que baixa, para essas zonas do continente.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *