Sociedade

Esta noite há eclipse total da lua

Observatório Astronómico de Lisboa explica todas as fases e horários do acontecimento.

Às 02:31 horas do dia 16 de maio, segunda-feira, a lua começa a entrar na penumbra da terra, fazendo com que, a partir desse momento, vá “escurecendo progressivamente, adquirindo tons mais acinzentados”, revela o Observatório Astronómico de Lisboa.

Por volta das 03:28, a Lua “começa a entrar na sombra da Terra, adquirindo tons mais avermelhados e acastanhados”. Depois, às 04:29, “fica totalmente dentro do cone de sombra da Terra”, dando-se o começo do eclipse total.

“Embora fique totalmente na sombra, a lua não deixa de ser visível mas apresenta uma cor avermelhada e acastanhada. De facto, durante um eclipse lunar os raios solares incidem na Lua após atravessarem a atmosfera terrestre onde são dispersados e perdem uma grande quantidade de luz azul e verde. Assim, durante o eclipse, a Lua não é iluminada com luz branca mas sim com luz mais avermelhada”, explica o Observatório.

Às 05:12, a Lua estará no centro da sombra da Terra, será o máximo do eclipse. A fase de Lua cheia dá-se depois das 05:14, ocorrendo apenas por dois minutos.

O eclipse total termina às 05:54, com a Lua a começar a sair da sombra, “perdendo progressivamente o tom avermelhado e ganhando o tom de cinzento-escuro”. O “espetáculo” termina com a “Lua sai completamente da penumbra voltando à sua tonalidade habitual, mas nesta ocasião a Lua já estará abaixo do horizonte”, às 07:52.

O Observatório Astronómico de Lisboa recomenda que aproveite bem este eclipse, que o próximo eclipse total da lua ocorre só a 8 de novembro deste ano.

Para mais informações detalhadas, clique aqui.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *