Atualidade

Está a chegar o dia mais curto do ano e com ele o Inverno

Todos os anos se repete: o solstício de Inverno trás consigo a estação que lhe dá o nome, e com ela, o dia mais curto do ano.

Mas alegre-se, se até agora os dias iam ficando mais escuros cada vez mais cedo, a situação agora irá inverter-se, e a luz ficará mais tempo visível, motivo pelo qual na Antiguidade esta data simbolizava a vitória da luz sobre a escuridão.

Este ano o Solstício de Inverno ocorrerá no dia 21 de dezembro, às 15h59, marcando o início da estação no hemisfério norte (a mais fria apesar da Terra vir a estar o mais perto do sol a 4 de janeiro).

A 21 de dezembro de 2021 o Sol nascerá às 07:51:11 horas e pôr-se-á às 17:18:14 horas em Lisboa, assim a duração do dia será de 09:27:03 horas.

O Solstício de inverno é um fenómeno astronómico que acontece todos os anos no dia 21 ou 22 de dezembro, quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do Equador, ou seja, quando o Sol se encontra mais a sul.

E se este ano quiser assistir ao espectáculo num dos locais mais emblemáticos do mundo e no conforto da sua casa, então saiba que o pode fazer através do canal Winter Solstice, directamente de Stonehenge, no Reino Unido.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *