Distrito de BragaSociedade

Esposende recebe meio milhar de árvores para reflorestar áreas ardidas

Através da candidatura aprovada ao Programa Floresta Comum, o Município de Esposende vai implementar um projeto educativo que terá a distribuição e plantação de cerca de 500 árvores em áreas ardidas.

“A adesão a este projeto visa aproveitar um importante impulso para a floresta, promovido pela parceria estabelecida entre a Quercus, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Associação Nacional de Municípios Portugueses”, explica a autarquia, que acrescenta que “pretende-se, por esta via, desenvolver uma gestão ativa na floresta e garantir a utilização de espécies autóctones, para gradual substituição das espécies de maior combustibilidade e inflamabilidade. São também objetivos deste projeto o aumento da biodiversidade florística e consequentemente faunística, o envolvimento da comunidade para as questões florestais, o aumento da resiliência do território aos incêndios florestais e, ainda, contribuir para a preparação do território para os fenómenos das alterações climáticas, como ondas de calor, secas, fitossanidade, entre outros”.

Os espaços alvo do projeto são áreas ardidas, em destaque do ano de 2019. Os proprietários das áreas vítimas de incêndios podem efetuar o pedido junto da sua junta de freguesia ou diretamente na Câmara Municipal, estando estabelecido um período compreendido entre os dias 12 e 26 de janeiro para avaliação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *