Almada

Espaço de acolhimento temporário inaugurado em Almada

Foi inaugurado em Almada no dia 15 de fevereiro, um Espaço de Atendimento Temporário (EAT), um apartamento com capacidade para acolher até seis pessoas, em situação de sem-abrigo ou que se encontrem sem teto por motivos imprevisíveis, composto por dois quartos, uma sala, cozinha, instalações sanitárias e arrumos.

O espaço foi disponibilizado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almada e a Câmara Municipal de Almada como coordenadora do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA), apoiou as obras de reabilitação com uma verba de 30 mil euros.

A gestão fica a cargo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almada, em articulação com a coordenação do NPISA.

Os bombeiros que estarão à frente desta resposta social tiveram uma formação, paga pela CMA, em parceria com o Instituto S. João de Deus.

Este espaço de acolhimento temporário está direcionado a pessoas em situação de sem-abrigo que aguardam integração em comunidade terapêutica, lar, habitação ou outra resposta já contratualizada.

Também é dirigida a pessoas já sinalizadas pela rede de parceiros, que se encontrem numa situação não previsível de sem teto, por despejo ou catástrofe natural e acidente (derrocada, incêndio, inundação, entre outros).

Esta resposta permite ainda acolher pessoas no âmbito da ativação dos planos de intervenção em vagas de frio.

Para além deste apartamento e das equipas de rua, que prestam apoio diurno e noturno às pessoas em situação de sem-abrigo do concelho, estão previstos outros investimentos.

Ainda durante o primeiro semestre de 2020, pretende-se contratar quatro novos gestores de caso, criar um espaço diurno ocupacional e dar início ao Housing First, um realojamento à medida com acompanhamento social de proximidade 24 horas por dia, tal como existe noutras câmaras municipais.

Almada está ainda empenhada em abrir o segundo centro de acolhimento de emergência do distrito, com 25 camas, no âmbito das respostas protocoladas com a Segurança Social, à semelhança do que já existe no Município de Setúbal.

 

Fonte: Câmara Municipal de Almada


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *