AtualidadeDistrito de LeiriaDistritosPaís

Escutismo em Óbidos e no Oeste celebram 50 anos com exposição

Os 50 anos do Escutismo em Óbidos e do Núcleo do Oeste do Corpo Nacional de Escutas vão ser evocados num exposição, a partir do próximo sábado, na Vila de Óbidos, no distrito de Leiria.

A exposição escutista localizada no Espaço Ó, em duas salas por cima da farmácia, próximo da Porta da Vila, será inaugurada às 16 horas, com a presença do Bispo D. José Traquina (antigo escuteiro do Oeste).

“Além da visita ao espaço, serão contadas histórias da década associada a cada dia, revisitar-se-ão antigos escuteiros e poderão ser adquiridos artigos de merchandising do imaginário escutista”, explica o Agrupamento 753 de Óbidos, em comunicado enviado ao Diário do Distrito.

A exposição, aberta ao público das 15:00 às 19:00, dará enfoque às décadas de 70 e 80, sábado e domingo, neste fim de semana, no dia 8 de dezembro, feriado, à década de 90, e no dia 11, sábado, e 12, domingo, respetivamente, destaca a 1ª e 2ª décadas deste século.

Segundo o mesmo documento, “o conhecimento do Escutismo em Óbidos e no Oeste, integrado na comunidade”, e o “envolvimento dos atuais e antigos escuteiros, olhando o passado, com foco no futuro”, são os eixos estratégicos das comemorações do cinquentenário celebrado ao longo deste ano de 2021.

Neste contexto, apesar da entrada ao espólio ser “grátis”, a família escutista obidense sugere aos visitantes da exposição a entrega de um donativo, preferencialmente em espécie, designadamente produtos de limpeza e higiene pessoais e domésticos, que serão entregues aos Guias de São Lourenço, instituição inserida na Comunidade Interparoquial do concelho de Óbidos.

No mesmo documento que o Diário do Distrito teve acesso, os Escuteiros de Óbidos sublinham a criação de uma comissão de honra das comemorações dos 50 anos do Núcleo do Oeste.

A distinção inclui os antigos escuteiros do Oeste: D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Traquina, Bispo de Santarém, D. Nuno Brás, Bispo do Funchal, António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde e Carlos Miguel, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.

A família escutista de Óbidos renova o apelo, para que os antigos escuteiros cedam mais fotos e outra documentação a fim de “ser enriquecido o arquivo histórico do Escutismo em Óbidos”.

No fim da exposição, a organização informa que o espólio passará para a sede do Agrupamento.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *