AtualidadeBombeiros

Escuteiros apoiam Bombeiros na luta contra incêndios

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) está a participar na luta contra os incêndios florestais, através das Equipas de Apoio de Retaguarda (EAR) que prestam auxílio aos operacionais e às populações, segundo informa a Agência ECCLESIA.

Carolina Manha, do Departamento Regional da Proteção Civil e Segurança da Região de Leiria-Fátima do CNE, explicou que o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) «tem ligação direta a cada região e indica o que os operacionais precisam», como aconteceu recentemente num fogo florestal na Freguesia do Arrabal.

«No espaço de uma hora, duas horas, chegou apoio para a distribuição de refeições aos bombeiros e tínhamos pessoas a ajudar dos escuteiros dos Agrupamentos da Marinha Grande, de Monte Real e Arrabal».

O delegado da Proteção Civil do Agrupamento de Arrabal, Paulo Pereira, explicou que por não terem ainda EAR formalizada, reuniram cinco dirigentes e cerca de 10 escuteiros para distribuir refeições desde a noite de 17 de julho, sexta-feira, até ao pequeno-almoço de domingo no salão paroquial, e agradeceu o apoio dos Agrupamentos da Marinha Grande e de Monte Real.

Este processo teve um cariz especial, devido ao covid19, sendo que as equipas tiveram de dar refeições individuais e desinfectarem os lugares utilizados a cada nova entrada.

As EAR estão activas durante todo o ano, e em caso de catástrofes ajudam a evacuar as povoações, ou a montar bases de acolhimento para pessoas, sendo formadas por escuteiros maiores de 15 anos – pioneiros, caminheiros e dirigentes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *