Atualidade

Escritores assinam manifesto contra «escalada do populismo e xenofobia»

Grupo de escritores de língua portuguesa assinam manifesto contra 'a escalada' do fascismo e xenofobia em Portugal.

Um conjunto de 187 escritores de língua portuguesa exigiu, esta terça-feira, que sejam assumidos compromissos políticos para impedir uma ‘escalada’ do populismo, da violência e da xenofobia, e apelou aos agentes democráticos para que contrariem estas ameaças ressurgentes.

Numa carta aberta enviada à Lusa, assinada por 187 escritores lusófonos, que vão do brasileiro Chico Buarque às portuguesas Hélia Correia ou Lídia Jorge passando pelo moçambicano Mia Couto, os signatários mostram-se conscientes de que pode haver um ‘custo em dar palco ao que, em circunstâncias normais, não mereceria uma nota de rodapé’.

Os escritores adiantam que não podem olhar para o lado nem continuar calados, e assumem o compromisso de jamais participarem em eventos, conferências e festivais conotados com ideias que colidam com os princípios da tolerância e da dignidade humana.

Segundo o manifesto «é preciso tomar consciência de que as ameaças que ora rastejam propiciam uma quebra irreparável dos valores humanistas, da solidariedade e do mútuo apoio — valores laborais e de igualdade de direitos constitucionais à saúde, à educação, ao emprego, à justiça, à cultura».

O documento apela ainda a «todos os cidadãos portugueses, à sociedade civil, aos professores das escolas e das universidades, a que se distanciem de projetos e movimentos antidemocráticos», apelo que se estende «aos órgãos de justiça, à comunicação social, aos partidos políticos, e ainda ao Presidente da República, ao parlamento e ao Governo, para que exerçam um escrutínio rigoroso da constitucionalidade e assegurem que o fascismo não passará».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *