DistritoPaísSetúbal

Escolas de Setúbal na lista de ocupações do Movimento ‘Fim Ao Fóssil’

Vários estudantes estão a preparar uma nova vaga de ocupações das escolas e universidades no dia 26 de abril, com o objetivo de assegurar que as reivindicações são escutadas, «alertando para a urgência de travar o colapso climático».

As ocupações serão realizadas em escolas e universidades em Lisboa, Coimbra, Faro e Setúbal, anunciou esta segunda-feira a Greve Climática Estudantil Lisboa.

Segundo um comunicado divulgado esta segunda-feira, esta nova onda de ocupações tem como objetivo assegurar que as reivindicações do movimento são escutadas e alertar a sociedade para a urgência de travar o colapso climático.

Para além do fim aos combustíveis fósseis até 2030, o movimento reivindica também, desta vez, eletricidade 100% renovável e acessível para todas as famílias, até 2025.

De acordo com o comunicado, aos estabelecimentos de ensino previamente ocupados, como o Liceu Camões e as faculdades de Letras e de Ciências da Universidade de Lisboa, juntam-se agora escolas e universidades lisboetas, como a escola Rainha D. Leonor ou as Faculdade de Belas Artes e de Psicologia da Universidade de Lisboa, bem como escolas em Coimbra, Faro e Setúbal.

O Movimento avisou que os estudantes ocuparão as escolas e universidades até que 1.500 pessoas se comprometam, publicamente, a participar numa ação de desobediência civil em massa no porto de gás de Sines, no dia 13 de maio, organizada pela plataforma Parar o Gás.

“Desta vez ocuparemos mais escolas e seremos mais disruptivos do que no outono. Precisamos de disrupção para parar a destruição”, afirmou Teresa Núncio, porta-voz do movimento “Fim ao Fóssil: Ocupa”, à Lusa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *