EducaçãoPolíticaSesimbraSociedade

Escolas da Quinta do Conde ganham o nome da professora Maria do Carmo Serrote

O Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde, em conjunto com a Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, passou a ter a denominação Maria do Carmo Serrote. Esta vontade, expressa anteriormente em reuniões autárquicas, tornou-se numa realidade com o descerramento de uma placa. Foi em 2017 que se começou a falar sobre a mudança do nome, que foi aprovado por unanimidade.

Esta placa está na entrada da escola básica. Na cerimónia de apresentação da nova denominação do agrupamento estiveram presentes cerca de 300 pessoas, incluindo a professora homenageada. Maria do Carmo Serrote foi professora durante 40 anos e na década de 80 liderou a educação concelhia. Maria do Carmo nasceu na Cotovia, estudou na antiga Escola Primária de Santana (agora polo de incubação de várias empresas) e em 1980 começou a lecionar no seu concelho de origem.

Em 1986/87 é nomeada Presidente da Comissão Instaladora da Escola Secundária de Sampaio e em 1989 é a primeira coordenadora da Área Educativa da Península de Setúbal, cargo que ocupa até 1993. Foi a trabalhar na Escola Básica Integrada da Quinta do Conde que se reformou, em 2005. Enquanto aqui esteve, transformou esta escola num exemplo de referência nacional.

A professora, que ensinou várias gerações de sesimbrenses, distinguia-se por um lado humano bastante marcado e que dignificava a sua profissão. Para além de ser uma gestora ímpar, olhava para o ensino de uma forma dinâmica, empenhada e criativa. Na plateia, onde estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, a vice-presidente, familiares, funcionários e antigos alunos (como é o caso da jornalista da RTP, Carla Trafaria).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *