AtualidadeCovid-19Distrito de Lisboa

Escola de Lisboa recebe máscaras inclusivas para comunicar com alunos

Xula Mask doou máscaras transparentes a professores da Escola Básica Parque Silva Porto.

Os professores da Escola Básica Parque Silva Porto receberam máscaras transparentes, doadas pela Xula Mask.

A escola tem 49 alunos surdos um total de 71 alunos com necessidades educativas especiais. Receberam máscaras, três professores titulares de turma, dois professores de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e a três professores de educação especial.

De acordo com um estudo da revista científica Ear and Hearing, as máscaras transparentes facilitam a compreensão do discurso para pessoas com audição normal e melhoram em 10% a compreensão da linguagem no caso das pessoas surdas.

“Ensinar uma turma de alunos bilingues, em tempo de pandemia, é um desafio para qualquer docente. A Língua Gestual Portuguesa implica, além dos gestos, toda uma expressão corporal e facial. Apesar de a Língua Gestual Portuguesa ser a primeira Língua para alunos surdos, é igualmente importante o desenvolvimento da oralidade. Com a pandemia, a expressão facial e a visão da boca, tornou-se impossível com uso obrigatório da máscara”, referiu Ana Margarida Gomes, professora titular de uma turma bilingue na escola.

“Durante os dois anos de pandemia, foram surgindo no mercado algumas possíveis soluções para o ensino de alunos surdos, mas nenhuma se mostrou eficaz, até ao surgimento da Xula Mask. O uso no ensino de alunos surdos veio permitir tudo aquilo que uma máscara normal nos impediu: trabalhar a oralidade, as expressões faciais e a comunicação com toda a comunidade surda, na escola (alunos, docentes e auxiliares). Como docente da uma turma de alunos bilingues, fiquei muito satisfeita, como o surgimento desta máscara: consigo ensinar melhor os meus alunos e comunicar com a restante equipa que trabalha comigo”, acrescentou.

“Desde a sua génese que o objetivo é defender a inclusão. Estamos muito felizes por ajudar a Escola Básica Parque Silva Porto a melhorar a inclusão dos seus alunos, munindo os professores com as melhores ferramentas para comunicarem dentro da sala de aula”, sublinhou Ricardo Correia, representante da marca em Portugal.

A Xula Mask foi concebida para pessoas surdas que precisam de ler os lábios. Garante proteção de nível 2, cumpre a nova normativa europeia CWA 17553 e a especificação UNE 0065/2020, com eficácia de filtro de aerossóis superior a 96% e eficácia de filtro de partículas superior a 95%. Tem um novo tratamento repelente de água de alta tecnologia, melhorando as taxas de impermeabilidade e, portanto, a segurança do utilizador contra gotas externas potencialmente contaminantes.

Pode ser lavada 40 vezes. Mesmo após as lavagens máximas previstas, mantém uma eficácia de proteção de 86%. Pode ser lavada à mão ou na máquina, e seca com um secador para reativar o revestimento protetor. Por ser um têxtil altamente respirável, evita a condensação e embaciamento dos óculos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *