DestaqueDistrito de Setúbal

Escavações na Herdade da Comenda revelam novos vestígios romanos

A imobiliária Seven Property Group informa em comunicado enviado às redações que «foram encontrados novos vestígios de estruturas pertencentes ao período romano, na Herdade da Comenda, em Setúbal»

Segundo este comunicado «dados preliminares, que resultam das sondagens já efetuadas na margem direita da Ribeira da Ajuda, junto ao Rio Sado, permitem concluir que os achados pertencem a um muro da era romana, possivelmente tardo-romana.

Além deste achado arqueológico, foram encontradas outras estruturas, cuja relação com o muro vai agora ser estudada.

Ao nível do edificado, as sondagens permitiram identificar uma estrutura em arco, pertencente a um balneário, do mesmo período. Foram ainda encontrados artefactos como cerâmica romana e anzóis.»

O encerramento do Parque da Comenda gerou polémica, uma vez que o espaço é utilizado há várias décadas como zona de lazer, tendo recebido um investimento por parte da Câmara Municipal de Setúbal em equipamentos.

A imobiliária explica ainda que «os trabalhos arqueológicos, realizados em articulação com a Direção-Geral do Património Cultural, vão continuar nas duas margens da Ribeira, onde já foi encontrado um conjunto de cetárias (tanques retangulares destinados à salga e fabrico de diversos preparados de peixe da época romana).

A existência de vestígios da presença romana na Herdade da Comenda é conhecida desde o Séc. XIX, onde se acredita que terá existido um edifício do estilo Villa, bem como uma unidade de produção de conservas de peixe, semelhante à que existe na Península de Troia.»

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *