Distrito do PortoSociedade

Equipas de rua mantém continuidade no apoio aos sem-abrigo no Porto

Desde o início do inverno e consequentes temperaturas baixas no país, que várias equipas multidisciplinares formadas por trabalhadores do Município, atuam para que os sem-abrigo da cidade tenham acesso a agasalhos e cobertores, assim como no fornecimento de alimentação de conforto e bebidas quentes.

Foram registadas até ao momento 325 abordagens na rua e já foram distribuídos mais de 100 cobertores.

Além das ações realizadas nas ruas da cidade, estas equipas promovem simultaneamente a sinalização e encaminhamento das pessoas para o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) Porto.

De acordo com a informação avançada no site da Câmara Municipal do Porto, “o NPISA Porto, coordenado pelo Município do Porto, é constituído por uma rede de mais de 60 entidades que atuam na área social e tem aprovado, por unanimidade, um Plano de Contingência para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, no âmbito da Vaga de Frio 2023, que será ativado pelo Comandante Operacional Municipal da Proteção Civil sempre que as temperaturas mínimas se situem abaixo dos 3ºC, durante três dias consecutivos”.

“A Câmara do Porto continua a acompanhar a evolução das temperaturas, ajustando as medidas implementadas sempre que necessário. De sublinhar, ainda, que as respostas contempladas na Estratégia Municipal do Porto para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2020-2023 estão ativas durante todo o ano”, acrescenta.

A autarquia refere ainda que a cidade do Porto tem uma Rede Social organizada e ativa,  que em si congrega 300 organizações públicas e privadas com o intuito de “organizar, partilhar diagnósticos, consensualizar respostas e repartir responsabilidades para melhor responder aos desafios e necessidades”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *