País

Época balnear deste ano terá 589 praias vigiadas

A época balnear de 2023  contará com 589 praias de banhos, mais quatro do que no ano passado, confirmou, esta sexta-feira, o Governo.

Estas mesmas praias são locais onde a vigilância e a assistência a banhistas estão asseguradas por nadadores-salvadores, segundo a portaria hoje publicada em Diário da República, assinada pelo secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, e pelo secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires.

Em comunicado divulgado, o Ministério da Defesa indica que este número poderá sofrer um aumento “desde que, entre as águas balneares identificadas como tal nos termos da portaria, mas que à data não são classificadas como praias de banhos, passe a estar assegurada assistência a banhistas pela respetiva autarquia ou entidade gestora”.

É frisado ainda que a abertura da época balnear será progressiva, iniciando-se a 15 de maio em diversas praias do distrito de Faro. Já a 1 de junho abre na maioria das praias no centro e sul do país e a 17 de junho na maioria das praias do norte.

Nas águas interiores o início da época balnear vai ocorrendo entre junho e julho.

Do mesmo modo, o encerramento da época balnear será progressivo a partir do fim de agosto, prolongando-se até 30 de outubro com o encerramento das últimas praias, localizadas no Porto Santo.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) “realizará, durante toda a época balnear, análises para avaliar se as águas se encontram aptas para o banho, garantindo, assim, uma maior segurança aos utentes”, destaca o Executivo.Já a Autoridade Marítima Nacional terá disponível “um dispositivo com 29 estações salva-vidas, mais de três dezenas de embarcações e 29 motas de salvamento marítimo, bem como quatro dezenas de viaturas e de diversos outros meios ao abrigo dos projetos Seawatch, Praia Saudável e Praia Segura, e do envolvimento da Polícia Marítima”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *