AtualidadeDestaqueSociedade

EPIS relança campanha de doação de computadores a alunos desfavorecidos

A EPIS – Empresários pela Inclusão Social, relança a campanha de doação de computadores e de acessos à internet até ao final do ano letivo de 2020/21, dada a importância da inclusão digital no contexto atual, em que o país enfrenta um novo confinamento obrigatório e existem situações diversas de isolamento profilático de crianças e jovens nas escolas.

A Associação identificou, no universo dos alunos que acompanha, 832 jovens que ainda não têm um computador em casa e que necessitam de apoio para disporem deste equipamento, permitindo que continuem a aprender e a estudar.

Esta campanha da EPIS apoia os estudantes mais vulneráveis e as suas famílias, considerando a crescente necessidade de combinar o ensino presencial vs. ensino à distância.

A EPIS lançou a primeira fase desta campanha em abril passado, e até ao final de 2020, já foi possível à Associação atribuir 452 computadores e 94 acessos de internet a alunos EPIS de todo o país, com o apoio de 17 parceiros empresariais e de 8 doadores individuais, num investimento solidário de mais de 157 m€. Para cerca de 90% destes alunos, foi o primeiro computador que as suas famílias receberam.

“Após uma campanha de doação de computadores de sucesso em 2020, identificámos ainda muitos alunos e famílias que não têm sequer um computador em casa. Porque a inclusão digital é um imperativo dos tempos em que vivemos, em particular com os sucessivos confinamentos obrigatórios, a EPIS decidiu relançar esta campanha, para tentarmos que todos os nossos alunos e as suas famílias possam dispor de um computador ainda este ano letivo,” refere Diogo Simões Pereira, diretor-geral da EPIS – Empresários pela Inclusão Social.

A EPIS tem-se centrado nos alunos dos seus programas do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário, a partir de uma base de 7.167 crianças e jovens que estão em acompanhamento pela Associação, de forma a promover a inclusão digital dos alunos mais vulneráveis, evitando que se atrasem ainda mais no pelotão da aprendizagem. Este é um dos maiores desafios das escolas, autarquias e comunidades educativas de todo o país, mas também de organizações como a EPIS.

A Associação EPIS continua a angariar donativos para esta campanha em 2021, de forma a que cada aluno identificado possa beneficiar de um computador pronto-a-usar.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *