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Entidades favoráveis ao novo aeroporto no Montijo

Vários responsáveis manifestaram-se hoje favoráveis à instalação do novo aeroporto na Base Aérea do Montijo, durante a cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, que está a decorrer no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor (Portalegre).

O presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), Luís Miguel Ribeiro, declarou-se a favor da construção do novo aeroporto no Montijo, apelando às entidades envolvidas que trabalhem em “uníssono” para que o projeto seja “rapidamente” implementado.

«A minha expectativa é de receber toda a documentação para poder certificar o novo aeroporto o mais depressa possível, é esse o meu papel mas, acima de tudo, aquilo que nós esperamos é que todo o sistema se movimente de forma articulada para que este projeto seja possível», disse o presidente do Conselho de Administração da ANAC citado pela Lusa.

Para Luís Miguel Ribeiro, que falava no painel «Powering human capital- contributo das organizações no desenvolvimento económico do país», inserido «Não é só construir a pista, não é só colocar lá os instrumentos, não é só formar e reconfigurar todo o espaço aéreo, é também a colaboração militar, é também a colaboração da ANA, são as obras no aeroporto da Portela. Há todo um conjunto de ‘players’ que têm de se mover em uníssono para que este projeto funcione e seja implementado rapidamente.»

Também no mesmo painel, Isabel Heitor da ANA – Aeroportos de Portugal afirmou que o aeroporto do Montijo vai ser «um aeroporto da nova geração» e que a empresa mantém uma «preocupação redobrada» para com as questões ambientais de um «aeroporto que vai contribuir para o desenvolvimento económico e social, vai contribuir para que nós tenhamos mais rotas, das pessoas estarem mais conectadas que é uma coisa tão importante».

O presidente da OGMA- Indústria Aeronáutica de Portugal, Marco Tulio Pellegrini, defendeu que o país «não pode perder o momento de crescer», defendendo também a construção do novo aeroporto no Montijo, mas alertou para a necessidade de «não existir uma restrição aérea ou aeroportuária que bloqueie o crescimento, pelo que as autoridades precisam de avançar, se não vai bloquear uma oportunidade em Portugal e quem vai pagar o preço é toda a sociedade».

Arlindo Duarte, representante Embraer Portugal e com duas fábricas em Évora, também defendeu a construção do novo aeroporto, desejando «que se encontre um bom equilíbrio entre todos os interesses e que se avance» com a obra.

Vozes discordantes

No entanto, nem todos estão de acordo com a localização do novo aeroporto e durante a cimeira, um grupo de ativistas manifestou-se defendendo a diminuição do tráfego aéreo e contra a construção de um novo aeroporto no Montijo.

Mesmo em frente ao palco principal de um dos auditórios, surpreendendo a plateia e oradores, os ativistas do movimento Aterra exibiram um cartaz que dizia «Mais aviões Só a brincar. Jet Fuel Duty Free?».

Ao mesmo tempo começaram a circular pela sala manifestantes vestidas de hospedeiras de bordo que distribuíram pela plateia manifestos, enumerando os seus argumentos e que foram sendo transformados em aviões de papel que voaram por cima das cabeças da assistência.

O protesto foi levado a cabo no início do painel “Powering human capital- contributo das organizações no desenvolvimento económico do país”, com a participação de vários intervenientes, entre os quais o presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho.

Em declarações à Lusa, um ativista que apenas aceitou identificar-se pelo primeiro nome, Luís, explicou que o protesto tinha como objetivo defender a «diminuição» do tráfego aéreo e o «cancelamento» da construção do novo aeroporto no Montijo.

Os manifestantes, que permaneceram poucos minutos do auditório, foram saindo voluntariamente e aos poucos, depois do alerta da moderadora do debate e também das autoridades e organização do evento.

Segundo a página de Internet do movimento consultada pela Lusa, Aterra é um coletivo de indivíduos e grupos em Portugal que defende a redução do tráfego aéreo e uma forma de mobilidade que respeite os limites do planeta, assumindo-se contra a construção de um novo aeroporto no Montijo e o aumento do aeroporto da Portela.


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