Saúde

Enfermeiros recebem aumento já este mês e com retroactivos

O Ministério da Saúde decidiu esta quinta-feira atribuir uma actualização no vencimento de Dezembro a 15.198 enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS), noticia a CNN Portugal, que adianta ainda que o pagamento é feito com retroactivos a Janeiro de 2022. “Nos próximos processamentos serão incluídos os restantes profissionais”, indica ainda o Ministério da Saúde via comunicado.

O Ministério tutelado por Manuel Pizarro refere e admite que este compromisso só foi alcançado “com o empenho e diálogo” entre o Governo e os sindicatos que representam estes trabalhadores ao longo dos últimos meses.

“Dentro do quadro de sustentabilidade e responsabilidade orçamental do SNS, descongela-se a progressão salarial dos enfermeiros, suspensa quase há 20 anos, o que permitirá que cerca de 20 mil enfermeiros subam uma ou duas posições remuneratórias, numa justa progressão que distingue e compensa os profissionais do SNS”.

Esta recuperação vai aplicar-se quer aos enfermeiros com contrato de trabalho em funções públicas (CTFP) como aos que têm contrato de trabalho (CIT), “reconhecendo-se, desde a primeira hora, o contributo de todos para o funcionamento das instituições de saúde”.

Esta medida representa um impacto orçamental de 72 milhões em 2022 e cerca de 80 milhões no próximo ano.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *