PaísPolítica

Enfermeiros: Presidente da República não contesta decisão de requisição civil

O Presidente da República apontou hoje problemas legais relativos à angariação de fundos que estão a financiar as greves dos enfermeirosz não contestando a decisão do Governo de recorrer à requisição civil.

A posição de Marcelo Rebelo de Sousa foi assumida na primeira edição do programa da TVI24 Circulatura do Quadrado, gravada no Palácio de Belém, em Lisboa, com a sua participação como convidado especial.

O Presidente começou por abordar a questão do financiamento das greves dos enfermeiros, considerando que “o problema do ‘crowdfunding’ põe-se de dois lados e nem é preciso, porventura, mudar a lei”.

“O ‘crowdfunding’ é legalmente previsto para alguém reunir fundos para desenvolver certa atividade. Legalmente, não pode um movimento cívico substituir-se ao sindicato. Quem pode declarar a greve, o sindicato, deve fazê-lo com fundos dos seus associados”, apontou Marcelo Rebelo de Sousa.

Sobre a requisição civil, o Presidente da República disse que “o Governo invoca uma fundamentação que nem é política, é jurídica: diz que não foram cumpridos os serviços minimos. Se isso for verdade, está preenchido o requisito para a declaração da requisição civil”.

Segundo o chefe de Estado, “se os serviços não foram cumpridos, estão preenchidos os requisitos. Os serviços mínimos são o tal equilíbrio entre o direito à greve, o direito à vida e o direito à saúde”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *