AtualidadeDistrito de SetúbalDistritosSines

Empresas mais poluidoras no distrito estão em Sines e Setúbal

Emissões poluidoras aumentaram 18 por cento em 2022.

A Associação Zero divulgou esta quarta-feira o ‘Top10 dos poluidores em Portugal’, o qual indica que as emissões poluidoras aumentaram 18 por cento em 2022.

Esta listagem é encabeçada pela refinaria da Galp em Sines, classificada como a maior poluidora do país, pelo segundo ano consecutivo, com 2,67 milhões de toneladas de dióxido de carbono emitidas em 2022.

Conforme a Zero, a refinaria aumentou as emissões em 16%, também devido ao encerramento da refinaria de Matosinhos.

Ainda no distrito de Setúbal, em 8.º lugar, situa-se a Fábrica da Secil, no Outão, embora esta tenha descido neste ranking desde 2021, quando se encontrava em 5.º lugar na listagem das mais poluidoras.

Desta lista saiu este ano a Central do Pego e entrou a TAP.

A Zero considera que «num futuro próximo, tudo indica que continuarão a ser a refinaria de Sines, as centrais de ciclo combinado a gás natural fóssil, o setor cimenteiro e o setor petroquímico que dominarão a seriação das unidades empresariais maiores emissoras de dióxido de carbono, a par de um crescimento do setor da aviação que em Portugal se reflete nas emissões da TAP».

O acompanhamento da Zero neste tipo de listagens enquadra-se no trabalho do projeto LIFE Emissions Trading Extra (ETX) financiado pela Comissão Europeia, que promove uma participação mais abrangente da sociedade civil nos processos de tomada de decisão e monitorização, a par com uma maior colaboração internacional para garantir que o Comércio Europeu de Licenças de Emissão favorece o clima e as pessoas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *