Economia

Empresários alertam que greve está a causar ‘sangria económica’ nos portos

A greve dos trabalhadores das administrações portuárias está a ter um elevado impacto nas operações, indicou o presidente da direção do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias (SNTAP), Serafim Gomes, que convocou a paralisação, lamentando a ausência de respostas por parte das Finanças.

Em declarações à Lusa, Serafim Gomes avançou que «o desenvolvimento da greve tem tido um impacto elevado face ao número de navios que tem ficado atrasado ou inoperacional, e estas perturbações devem continuar até ao final do protesto», marcado para 30 de janeiro.

O protesto abrange os portos do continente, Madeira e Açores.

A Associação Empresarial de Portugal (AEP), em conjunto com outras seis entidades, alertou o Governo para o bloqueio às importações e exportações provocado pela greve nos portos, pedindo o fim da paralisação e da ‘sangria económica’ nos portos.

Segundo as associações, os utilizadores dos portos com maior capacidade estão já a desviar carga para Espanha e outros portos, mas a maioria dos operadores não tem essa possibilidade, estando paralisados.

Entretanto, o Governo deu orientações às empresas do setor público empresarial para «concretizarem uma política remuneratória em linha com o acordo a que chegou com os parceiros sociais e que prevê um aumento de 5,1% nos salários para 2023».

Mas Serafim Gomes contrapõe de que «este é um despacho cego, ao não ter em conta as diferentes realidades das empresas públicas e o seu modo de funcionamento.

Quem escreveu o despacho não mediu as consequências que teria nas administrações portuárias, levando a um congelamento que faz lembrar o do tempo da `troika`.»

O sindicato acusa as administrações portuárias de «ausência total de disponibilidade» para dialogar sobre a proposta de revisão salarial para 2023, tendo o SNTAP «feito vários pedidos de reunião que ficaram sem resposta, nomeadamente por parte das administrações de Sines e de Lisboa».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *