AtualidadeCovid-19

Empresa anuncia teste de diagnóstico que deteta o coronavírus pela saliva

Uma nova solução para testar o vírus que causa a COVID-19 através do teste RT-PCR, foi apresentada pela bioMérieux, empresa de soluções de diagnóstico in vitro, que permite a recolha de amostras de saliva, algo que facilita os fluxos de recolha de amostras e permitirá processar um maior número de testes.

Os testes RT-PCR são testes moleculares que permitem detetar a presença do vírus através da pesquisa pelo seu material genético.

Quando é identificado o RNA (ácido ribonucleico, material genético) do vírus na amostra, significa que o vírus está presente e a infeção ativa.

A amostra colhida através de uma zaragatoa nasal requere um número de profissionais habilitados, já que o uso incorreto da mesma pode resultar em falsos negativos podendo assim continuar a contribuir para a cadeia de transmissão, ainda que de forma involuntária.

Este novo teste permite que seja o doente a colocar a sua saliva no tubo de recolha de amostra sem que para este procedimento sejam necessários profissionais de saúde especializados.

As amostras podem ser recolhidas de forma rápida através de um circuito logístico previamente implementado e o teste pode ser utilizado em lares, em ambulatório ou em unidades de saúde.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *