Mundo

Embaixador russo atingido com tinta não tinha autorização para realizar celebrações (C/ vídeo)

O embaixador russo na Polónia, Sergei Andreev, foi esta manhã atingindo com tinta vermelha quando tentava colocar uma coroa de flores no cemitério de soldados soviéticos em Varsóvia, no Dia da Vitória, assinalado a 9 de Maio para marcar o triunfo soviético sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial.

O momento foi filmado por vários polacos, e ativistas pró-Ucrânia em Varsóvia, que se insurgiram com o acto tendo também em conta a invasão das tropas russas na Ucrânia, a 24 de fevereiro.

O presidente do município de Varsóvia, Rafał Trzaskowski, havia anunciado a 7 de Maio que não tinha autorizado qualquer celebração por parte da Embaixada russa no Dia da Vitória.

Conforme uma publicação na sua conta de Twitter, o autarca deixou claro que «A Embaixada da Rússia quer comemorar o 9 de maio em Varsóvia e pediu apoio. Oponho-me fortemente a isso. Nenhuma instituição pública polaca deveria ajudar esta iniciativa.

Além disso, deveria ser proibido. Não tem o meu consentimento para o festival do agressor em Varsóvia.»

Por sua vez, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia já reagiu ao ocorrido, considerando-o «um ataque».

«Em Varsóvia, durante a colocação de uma coroa de flores no cemitério de soldados soviéticos, foi levado a cabo um ataque ao embaixador russo na Polónia, Sergei Andreev, e aos diplomatas russos que o acompanhavam”, disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova, no Telegram.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *