Opinião

Em três anos de mandato não houve casas para ninguém, mas agora têm uma estratégia para eleições-ver…

Volvidos 3 anos de mandato e o atual executivo camarário de Alcochete, de maioria PS/CDS, não investiu um único “tostão” em habitação, muito menos em habitação social, mas veio agora pomposamente apresentar um estudo sobre uma suposta “Estratégia Local de Habitação”.

Poder-se-ia pensar que a atual maioria camarária iria desta feita além dos panfletos, dos cartazes e dos outdoors, dos post’s ou dos anúncios e vídeos da sua extensa propaganda política a expensas do erário municipal, brindando os munícipes nesta quadra natalícia com um conjunto de medidas e de investimentos concretos para ajudar os residentes de Alcochete a terem mais facilidade no acesso a uma habitação condigna ainda em 2020 ou já em 2021.

Mas não, nada mais falacioso, que ninguém se iluda. Trata-se tão somente de mais um documento de diagnóstico técnico com metas de intervenção a perder de vista até 2026, transformado, a um ano de novas eleições autárquicas, em mero instrumento de propaganda partidária, objeto de uma vã estratégia de enganar…apenas para armar ao pingarelho.

Tudo o que existe no concelho em matéria de trabalho concreto ao nível da habitação realizado pelo Município, a base donde dizem estes “novos senhores” querer agora partir, foi toda ela criada e desenvolvida nos mandatos anteriores.

Foi nos mandatos anteriores que, sem os meios de hoje e apesar do desígnio constitucional da habitação ser sobretudo responsabilidade do governo central, se concretizou a urbanização da Coophabital, no interior da qual foram aliás localizados os novos Centro de Saúde e Quartel dos Bombeiros, com terreno cedido e infraestruturado pela Câmara Municipal e criada assim a possibilidade da cooperativa construir e disponibilizar aos seus cooperadores centenas de apartamentos a preços económicos.

Foi também no bairro da Coophabital que foram adquiridos pelo Município dezenas de apartamentos para famílias carenciadas no âmbito do “PER – Programa Especial de Realojamento”.

Foi nesse tempo que se construiu o edifício popularmente denominado de “pantera cor de rosa” na Av.ª da Restauração com 43 fogos de habitação social.

Foi no âmbito da estratégica e da ação políticas da CDU que se promoveu o loteamento do núcleo C (“das Capelinhas”), com venda de lotes infraestruturados e projeto aprovado, a preços socialmente controlados, e se desenvolveram, entre outros, os loteamentos da Quinta da Caixeira no Samouco e do núcleo D (zona da GNR) em Alcochete.

Foi nesse período que foi implementado o “GTL – Gabinete Técnico Local” para apoio à reabilitação urbana, através do qual se concederam múltiplos apoios aos proprietários,

apoio técnico e ajuda na obtenção do financiamento necessário (parte da autarquia, parte da administração central).  

Agora…agora é só “show off “!

Andaram 3 anos para elaborar um diagnóstico, a que agora chamam de “Estratégia Local de Habitação”, que não garante a implementação de uma única medida concreta que ajude uma qualquer pessoa na obtenção ou recuperação de casa para habitação já em 2020 ou sequer em 2021.

De resto, como as Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal e Orçamento para 2021 evidenciam, também no ano que vem, tal como nos anos seguintes, nada está previsto em investimento no domínio da habitação em geral, nem um euro para habitação social ou de qualquer outra natureza.

É caso para dizer que a “montanha pariu um rato”.

A apresentação deste documento nesta altura só pode revelar descaramento ou má consciência pela total incúria desta maioria camarária também em matéria de habitação, mormente no segmento da habitação social, para além da tentativa ardilosa de fazer de conta, em ano eleitoral, que está a fazer alguma coisa.

Aproveitando a conjuntura económica extremamente favorável e particularmente a situação muito confortável herdada do anterior executivo – finanças saneadas e reequilibradas, para além das imensas receitas que resultaram do dinamismo urbano e económico impulsionado e dos financiamentos associados às candidaturas comunitárias deixadas aprovadas – estes novos senhores do PS/CDS gastaram “à tripa forra” milhões e milhões de euros em privatização de serviços, obras supérfluas, algumas delas a desmanchar e a descaracterizar o que já estava feito, em propaganda e mais propaganda, mas em habitação, habitação social…nada, não fizeram nada, a não ser este estudo que permitiu a mais uma empresa privada arrecadar mais uns bons milhares de euros.

Se tivessem um mínimo de decoro e um pingo de vergonha na cara…estariam mas é muito caladinhos.

Nem em tempos tão difíceis como os que vivemos, de grave crise sanitária e também já de profunda crise económica e social, em que se esperaria uma atitude mais responsável e de maior sensibilidade por parte dos poderes instituídos perante os muitos e reais problemas das pessoas…nem nestas circunstâncias tão delicadas a atual maioria no Município de Alcochete recua na sua política de manipulação e de criação de falsas expetativas.

A nossa população merece mais e melhor, merece mais respeito, merece umas festas tranquilas…deseja por certo um real horizonte de esperança e que o novo ano de 2021 nos possa trazer a todos um auspicioso regresso ao futuro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *