Distrito de SetúbalDistritos

Elementos dos Bombeiros Sapadores de Setúbal manifestaram-se frente à Câmara Municipal

Alguns elementos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS) manifestaram-se esta manhã frente à Câmara Municipal.

Segundo a mensagem que foi divulgada no local, e captada em vídeo divulgado depois nas redes sociais, houve tentativas de reunião com o vereador Carlos Rabaçal, responsável pelo pelouro da Proteção Civil, “que já nos disse que não pode reunir connosco.

Foi feito um abaixo-assinado para que a Câmara Municipal nos respondesse o que não aconteceu e por isso decidimos fazer esta concentração hoje para a população ter conhecimento do que se passa no quartel. Alguém vai ter de ceder, e se não conseguirmos, faremos mais plenários e acções de luta.”

Seguidamente foi lida uma resolução que os elementos da CBSS entregaram na autarquia e na qual é pedido «respeito pela compatibilização entre a vida profissional e pessoal, com um horário de trabalho digno, melhoria das condições na CBSS, por um serviço público de qualidade, e respeito por quem trabalha.”

Para os trabalhadores, “o direito à conciliação entre a vida profissional e pessoa está em causa devido à escala de serviço imposta e mensalmente alterada, causando transtorno nas sua vidas e com trabalhadores com 150 horas de folgas por gozar”.

Os trabalhadores da CBSS acusam ainda de ‘autoritarismo’ e ‘desrespeito’ o Comandante da Corporação, “usando de tratamento diferenciado entre os mesmos e muitas das vezes tomando atitudes de intimidação”.

No protesto, os trabalhadores da CBSS afirmam reivindicar ao executivo camarário “horários justos e dignos, contra a desregularização horária, uma escala de serviço anual, o uso das folgas e repudiando a acumulação das mesmas em «banco de horas», o direito ao gozo das tolerâncias de ponto que a autarquia atribui aos restantes trabalhadores, o cumprimento do ACEP – Acordo Coletivo de Empregador Público e respeito pela dignidade dos Bombeiros.”

No site da autarquia pode ler-se que «a Câmara Municipal de Setúbal tem na Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS), a sua unidade operacional de socorro organizado para a salvaguarda de pessoas e bens.

Atua isolada ou conjuntamente com os demais corpos de bombeiros e unidades de socorro, principalmente no território do município.

A CBSS reporta-se diretamente ao Executivo municipal ou ao eleito que este designar e adota a estrutura e as competências específicas definidas por lei.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *