DestaqueDistrito de SetúbalDistritosSociedade

Educação: Escola Secundária de Pinhal Novo já não vai encerrar

Em notícias difundidas pela comunicação social, pais e encarregados de educação dos alunos deste estabelecimento de ensino receberam a informação da Diretora da Escola que, por falta de assistentes operacionais e outros técnicos, a escola passaria a encerrar às 16h00. Em causa estariam preocupações com a limpeza e segurança do espaço, resultando na suspensão de reuniões com pais, encarregados de educação e atividades de Desporto Escolar.

É de lembrar que a Escola contava com 26 assistentes colocados, mas reivindicava a colocação de 32 trabalhadores, e para agravar a situação, dos trabalhadores colocados, 10 encontram-se em baixa médica prolongada, resultando que estariam disponíveis apenas 16 assistentes para uma população escolar de 1890 alunos. A escola tem um horário de funcionamento habitual das 07h00 às 20h00.

A Câmara foi informada desta situação pela direção da escola e o assunto foi levado à reunião do Executivo. De acordo com as informações difundidas pelo vereador Raúl Cristóvão (PS) a partir de dia 17 de outubro, o horário na Secundária de Pinhal Novo regressa ao normal. Apesar de estarem asseguradas as condições para que a escola volte ao horário normal de funcionamento, foi ainda assim, aprovada por unanimidade a moção pela contratação de pessoal não docente para a Escola Secundária de Pinhal Novo e outras escolas do Concelho.



Nesta é afirmado que se têm verificado vários incumprimentos por parte do Ministério da Educação na contratação de trabalhadores não docentes, que põem em causa o funcionamento de vários serviços (Secretaria, Bibliotecas), o apoio aos estudantes com Necessidades de Saúde Especiais, e a segurança e a limpeza das instalações. Estas situações não ocorrem apenas na Secundária de Pinhal Novo, mas também em outras Escolas e Agrupamentos do Concelho com atrasos na contratação de pessoal da responsabilidade do Governo.

Conforme noticiámos oportunamente, os alunos, pais e encarregados de educação da Secundária de Pinhal Novo, estavam a organizar uma manifestação para o próximo dia 21 de outubro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *