Justiça

Eduardo Cabrita satisfeito com época de incêndios

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, reuniu esta manhã com o Comando da Autoridade Nacional de Protecção Civil, em Carnaxide, e no final referiu aos jornalistas o seu “profundo agradecimento aos profissionais do sector e à dedicação de todas as instituições envolvidas”.

Segundo Eduardo Cabrita, “o balanço da época de incêndios tem resultados animadores, uma vez que houve uma redução das ocorrências em 41%, relativamente aos anos anteriores, e menos 63% da área ardida”.

O ministro mostrou ainda “uma profunda solidariedade para com os que foram afectados com os incêndios, que perderam as suas produções, mas também para com os 30 operacionais feridos, 4 deles em estado grave, que estão livres de perigo mas a quem desejo as rápidas melhoras, e lamento ainda a morte de um operacional”.

Destacou ainda as ocorrências na passada semana, entre quinta-feira e domingo, “dias de particular risco, com 3 incêndios de grande dimensão na Sertão, Vale Paços e Miranda do Corvo, que mobilizaram mais de mil operacionais cada, e a isto somaram-se 25 incêndios entre sexta-feira e sábado, que mobilizaram um total de 7 mil operacionais em todo o país.”

Relativamente aos próximos dias, Eduardo Cabrita considerou ser “uma altura instável, mas a vigilância será mantida pelas forças de segurança, nomeadamente a GNR e as Forças Armadas”.

Por fim deixou um apelo à população “porque o melhor reconhecimento que podem ter para com os que lutaram contra os incêndios é uma cultura de segurança, e evitar comportamentos de risco, olhando o reforço da segurança na floresta. Temos de começar já a preparar o próximo Verão.”


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *